Rate this post

Android para iniciantes: dicas e truques para o seu novo smartphone.Se você colocou as mãos em seu novo e brilhante smartphone Android e está se perguntando como tirar o máximo proveito dele, então você veio ao lugar certo.

Se este é o seu primeiro smartphone, você acabou de mudar de um iPhone ou possui vários telefones Android, reunimos algumas das melhores dicas e truques do Android para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu novo telefone.

Existem diferentes versões do software, existem muitas capas de fabricantes diferentes que ficam no topo desse Android central, como as da Samsung, Oppo ou OnePlus, e há um nível ilimitado de personalização disponível no Google Play ou em outras fontes. usar .

Poucos dispositivos Android são iguais, mas todos os dispositivos Android compartilham a mesma base. Então, comece do início com como dominar seu telefone Android.

  • Reconheça sua conta do Google

Android e Google são quase como um só. Para usar o Android, você deve usar uma conta do Google. Isso significa tudo o que vem com ele – Gmail, Calendário, Contatos, YouTube, Google Maps e muito mais.

Você pode criar sua conta no seu PC antes de fazer login no seu novo dispositivo, para que possa usar a tela grande e o teclado para fazer as coisas direito.

O Google integra um sistema de contatos que pode ser acessado pelo Gmail no navegador do seu desktop. Se você tiver muitos contatos, importe-os para os Contatos do Google e gerencie-os lá. Gerenciar em um computador torna muito mais rápido acertar tudo antes de começar.

Se você tiver seus contatos em um formulário diferente, há maneiras fáceis de importá-los para o Google, verificar se há contatos duplicados, etc. Ao longo de sua vida no Android, vale a pena voltar à sua lista principal de contatos do Google para verificar se está tudo organizado. Você sempre pode acessar contact.google.com para se controlar.

Se você está pensando em salvar e mover contatos para o cartão SIM, não vale a pena o incômodo: é melhor encontrar o software para importá-los do seu telefone antigo para o seu PC e enviá-los ao Google. Isso facilitará sua vida no futuro.

Domine as ferramentas de transferência ou apenas use o Google

Muitos fabricantes oferecem ferramentas de transferência que permitem mover conteúdo antigo para novos locais. Para muitos, é uma das opções ao configurar um dispositivo pela primeira vez. O Android tem a capacidade de restaurar um backup anterior ou configurar um dispositivo do zero, bem como a capacidade de transferir dados pelo ar para configurar coisas como suas contas e configurações.

Em geral, se você já usou o Android anteriormente, os itens associados à sua conta serão transferidos sem problemas. Apenas certifique-se de fazer backup do seu telefone antigo antes de iniciar o processo – ele deve conter todas as suas chamadas e mensagens de texto, mas outros aplicativos de mensagens – como o WhatsApp – precisam ser configurados separadamente com seus próprios processos de backup.

Transferir fotos e vídeos

Para coisas como fotos, você pode movê-las para um serviço de nuvem se quiser mantê-las em um local separado. Isso tem o benefício adicional de ser um backup se você perder seu telefone.

O Google Fotos é a escolha óbvia para usuários do Android, pois está vinculado à sua conta. Tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo e se inscrever, caso ainda não esteja instalado no seu dispositivo. Vá para Configurações> menu Backup e sincronização e você encontrará todas as opções de backup de fotos. É bom ter sempre o backup ativado para que suas fotos estejam sempre lá, mesmo se você perder o telefone.

Você também pode instalar o Google Fotos no iPhone , que por sua vez oferece uma maneira de fazer backup de fotos em seu dispositivo iOS. Isso faz backup de fotos locais imediatamente, mas se você estiver usando o iPhone por um tempo, talvez seja necessário baixar fotos do iCloud – o que provavelmente exigirá que você use um PC e software adicional.

Outra opção para fotos é o OneDrive ou Dropbox da Microsoft, pois ambos oferecem opções de backup de fotos e são amplamente utilizados em todas as plataformas.

Você também pode armazená-lo e movê-lo para um cartão microSD, se tiver o hardware para isso. Mas, novamente, mudar para a nuvem significa que você tem um backup do seu telefone e pode acessar as fotos pelo navegador do seu PC.

  • Desligue todo esse barulho e vibração

Novos telefones gostam de zumbir, clicar e bipar a cada toque. Por alguma razão, os fabricantes pensam que você quer saber constantemente que o tocou, e todas essas coisas podem ser irritantes e até deixar o telefone lento.

Uma vez que você tenha coberto algumas das noções básicas, você pode domar essas notificações e vibrações indesejadas. Você vai nos agradecer para sempre.

Em um telefone Android padrão (Pixel, Nokia, Moto), vá para Configurações > Som e vibração > Avançado > Outros sons e vibrações. Aqui você pode desativar o bloqueio de tela, tocar sons e vibrar ao digitar.

Se você quiser editar as vibrações do teclado, vá para configurações> sistema> idiomas e entrada> teclado virtual, selecione seu teclado e vá para configurações e você pode desativar coisas como vibrar ao pressionar a tecla.

Infelizmente, os fabricantes que criam suas próprias skins movem essas coisas e alteram a localização dessas configurações, assim como as diferentes versões do Android. Mas vá para a seção Sons e você verá um mundo de opções.

Escolha o melhor teclado Android

Se você tem um telefone de um fabricante como Xiaomi, Samsung ou muitos outros, pode achar que seu teclado não é tão bom. Você pode usar qualquer teclado no Android e há muitos no Google Play .

Se você está procurando por mais opções de personalização e melhores correções automáticas e sugestões, o SwiftKey é um ótimo teclado que aprende melhor com você e oferece muitos ajustes.

No entanto, se tudo o que você deseja é velocidade e simplicidade, descobrirá que o Gboard – o teclado do Google – é realmente um dos melhores do mercado. É o teclado padrão do Android, por isso já está disponível em muitos dispositivos. Se você não tem, então é uma obrigação.

  • Alternar teclados é muito fácil. Na maioria dos casos, quando você baixa um novo teclado, basta tocar em “Abrir” no Google Play ou tocar na notificação e você iniciará a configuração.

Descarte os aplicativos inúteis

Alguns fabricantes adicionam aplicativos ao seu telefone que você não deseja ou não precisa. Alguns serão jogos pré-instalados, alguns serviços ou outras coisas que a empresa concordou em integrar com seus telefones, quer você queira ou não – e alguns serão onde o fabricante acha que sua versão de um aplicativo é melhor como um aplicativo Android padrão. Na maioria dos casos, é um bloatware indesejado.

Muitas vezes, você pode excluir esses aplicativos durante a instalação – ou melhor, optar por não instalá-los. Caso contrário, pode ser necessário removê-los manualmente pressionando longamente o ícone do aplicativo na tela de aplicativos e selecionando Desinstalar. Alguns não podem ser desinstalados. Nesse caso, convém criar uma pasta de aplicativos inúteis e mover todos para lá para não ficar olhando para eles.

O Google oferece sua própria versão do aplicativo Telefone e Mensagens , que você pode instalar em vez das oferecidas pelo fabricante. Depois de abri-los, você será solicitado a defini-los como padrão.

Qual é o melhor navegador Android?

Existem muitos navegadores para Android, cada um oferecendo uma variedade de opções diferentes. O navegador padrão é o Chrome e, para muitos, o melhor navegador Android, pois sincroniza com o Chrome na área de trabalho e oferece acesso fácil ao histórico do Google para uma experiência perfeita.

No entanto, quando você olha para um novo dispositivo, pode descobrir que está usando um navegador diferente, provavelmente um modificado pelo fabricante do dispositivo. Na maioria dos casos, você pode ignorá-lo e ir direto para o Chrome. Se mais de um navegador estiver instalado, o telefone perguntará qual navegador abrir até que você selecione um navegador padrão. Muitas vezes, tudo o que você precisa fazer é tocar na mensagem que aparece e pronto.

Acesse suas configurações mais rapidamente

Deslizar a barra de notificação para baixo dá acesso a atalhos para várias alternâncias de hardware. Aqui você pode desativar de forma rápida e fácil coisas como Bluetooth ou Wi-Fi. Muitos fabricantes estão trabalhando nessa área, então os dispositivos Samsung, Xiaomi e Pixel parecem diferentes, mas todos funcionam da mesma maneira.

Deslize para baixo com dois dedos e você irá direto para esses interruptores, ou deslize para baixo duas vezes para abrir a tela toda.

A dica principal aqui é pressionar longamente as configurações rápidas e isso o levará ao menu completo dessa seção. Por exemplo, se você estiver tendo problemas com o Wi-Fi, pressione e segure o ícone de configurações rápidas e você será levado ao menu Wi-Fi completo.

Se você quiser acessar o menu de configurações completo, em vez de tentar encontrar a opção na bandeja do aplicativo, toque na engrenagem na área de notificação ao deslizar para baixo.

Os dados não funcionam?

Os smartphones podem ser complicados, e às vezes as coisas simplesmente não funcionam mais. A barra diz que você tem recepção completa, mas você não consegue acesso a internet?

Tente mudar o telefone para o modo avião/avião e vice-versa. Isso irá desconectar e reconectar você, e esperamos que os aplicativos reconheçam a internet. Você pode entrar no modo Avião na grade de configurações rápidas mencionada acima.

Wi-Fi não funciona?

Assim como os dados de celular, às vezes o Wi-Fi acaba em um piscar de olhos. Muitas vezes, basta abrir as configurações rápidas e ativar e desativar o WiFi para reconectar. Alguns telefones têm a opção de alternar automaticamente para celular quando o desempenho do Wi-Fi é ruim. Normalmente, quando isso acontece, você recebe uma notificação, por exemplo, ao transmitir um filme.

Cuidado com telefones presos a redes Wi-Fi fracas. Por exemplo, quando você sai de casa, às vezes ainda está conectado a essa rede, o que explica por que as coisas podem ficar lentas quando você está andando na rua.

Personalize suas páginas iniciais do Android

A página inicial vem em primeiro lugar quando se trata de personalização. Seu novo telefone provavelmente virá com vários atalhos e widgets espalhados por várias páginas.

Se você não os quiser, exclua-os com um toque longo e arraste-os para a lixeira. Eles também geralmente podem excluir as páginas em que estão sendo usadas: não há necessidade de sete páginas iniciais se estiverem todas vazias.

Diferentes versões do Android e diferentes fabricantes têm abordagens ligeiramente diferentes para personalizar a página inicial. Normalmente, você pode começar com um toque longo no papel de parede ou um toque curto no papel de parede, mas isso varia de dispositivo para dispositivo.

Se você está apenas procurando sugestões de papéis de parede, experimente o aplicativo de papéis de parede para Android ou navegue em nossa galeria de papéis de parede que você pode usar.

Qual tela inicial do Android devo usar?

Se você é novo no Android, o iniciador de termos pode ser confuso. O iniciador é basicamente a tela inicial e a barra de aplicativos. É a casa do seu telefone.

Seu dispositivo vem com uma tela inicial do fabricante. Se você não gosta e quer um visual diferente para o seu telefone, é muito fácil mudar para uma alternativa e há muito no Google Play.

Quando você instala um novo ambiente inicial, o original permanece no telefone para que você não o perca. Eles estão apenas dizendo ao telefone para usar um iniciador diferente, o que significa que você pode escapar da aparência da interface do Samsung One que eu não gosto, por exemplo, e ter algo mais exclusivo.

Se você deseja mais controle e personalização – bem como a capacidade de emular alguns dos recursos mais recentes em alguns dos principais telefones Android -, existem poucos lançadores tão poderosos quanto o Nova Launcher. As possibilidades são quase infinitas.

  • Como faço uma captura de tela do Android?

Basta pressionar e segurar Standby e Volume Up ao mesmo tempo e você obterá uma captura de tela do que estiver assistindo. No entanto, nem tudo pode ser registrado. Alguns conteúdos protegidos, por exemplo, os vídeos reproduzidos em alguns aplicativos não aparecerão na captura de tela.

As capturas de tela são salvas na Galeria em sua própria pasta, mas se você quiser compartilhá-las, poderá fazê-lo diretamente na barra de notificação após salvar.

Existem agora algumas variações nesta combinação de pressionamentos de teclas. A Samsung costumava usar o botão de aumentar o volume e o botão home, mas agora usa a mesma combinação que todos os outros.

Usar pastas do Android

As pastas são uma ótima maneira de organizar seus aplicativos na tela inicial. Para maior eficiência, você também pode colocar pastas na barra de atalhos na parte inferior da tela.

Isso significa que você tem muitos de seus aplicativos mais importantes ao seu alcance sem sobrecarregar sua tela inicial, deixando o lindo papel de parede do seu gato visível.

Para criar uma pasta, basta arrastar um atalho de aplicativo sobre outro e uma pasta será criada automaticamente.

Em alguns dispositivos, você também pode criar pastas na bandeja do aplicativo (menu), o que é uma ótima maneira de organizar tudo dentro e facilitar a localização do seu aplicativo. Isso significa que, se você fez um bom trabalho com as pastas na tela inicial, raramente usará a barra principal de aplicativos.

Cartão SD ou não?

Se você tiver a sorte de ter um slot para cartão microSD em seu dispositivo, há algumas coisas que você deve saber sobre isso.

O MicroSD é um ótimo lugar para armazenar conteúdo adicional para o seu dispositivo ou expandir o espaço de armazenamento disponível. Se você tiver um dispositivo executando o Android 6 Marshmallow ou posterior, poderá ter acesso a algo chamado Flex Storage ou Adoptable Storage . Isso permite que você use o cartão microSD como armazenamento interno estendido. A capacidade do cartão microSD é assimilada e utilizada para o que o telefone quiser.

É importante ressaltar que, se você decidir usar o microSD, deve comprar o cartão mais rápido para garantir que não deixe o telefone lento ao acessar os dados armazenados nele.

Verificamos milhares de preços em milhares de varejistas para obter o novo preço mais baixo que podemos encontrar. O Pocket-lint pode receber uma comissão dessas ofertas.

Mover arquivos de e para seu telefone

 

O Android é ótimo porque oferece muita flexibilidade para carregar e usar todos os tipos de arquivos. O uso da nuvem é preferível ao uso de cabos, e você tem muitas opções para acessar esses PDFs ou qualquer outra coisa que desejar. Você pode usar o Google Drive para mover arquivos com facilidade e acessá-los em qualquer navegador, em qualquer dispositivo Android ou com aplicativos em outro lugar.

Os aplicativos do Google facilitam a edição, e há aplicativos gratuitos para itens como Documentos e Planilhas que são ideais para trabalhar em seus documentos em trânsito. Como alternativa, a Microsoft oferece aplicativos gratuitos do Office para Android, embora alguns recursos estejam disponíveis apenas para assinantes do Office 365. Ele funciona com o OneDrive novamente, oferecendo acesso contínuo aos seus arquivos importantes em todos os dispositivos.

Como alternativa, o Dropbox faz o mesmo. Instale o aplicativo e você poderá mover arquivos para o seu dispositivo através da nuvem, embora seja mais caro se você precisar aumentar o armazenamento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.